SIEMACO – Sede: 1ª reforma

Projeto:                              Edifício Comercial – Nova Sede Administrativa

Cliente:                              SIEMACO

Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo.

 

Em agosto de 2003 a estrutura física da Entidade sofria com um espaço insuficiente às suas atribuições. Localizado na cobertura de um edifício de uso misto (parte residencial e parte comercial) tinha o acesso por apenas um único e pequeno elevador, fato desfavorável significativamente ao fluxo diário os usuários.

Propôs-se portanto, um “Retrofit” completo a um prédio comercial de três andares na Av. Eduardo Prado (a poucas quadras da sede existente).

O Planejamento requereu além do Projeto Completo de Arquitetura, também os complementares de Iluminação, Paisagismo, Mobiliário/Interiores, Programação Visual; e os complementares técnicos de Fundação, Estrutura, Hidráulica, Elétrica, Ar condicionado e T.I.

Para atender o complexo programa de necessidades, acrescentou-se à construção preexistente um prédio anexo ao fundo do terreno, ambos interligados por passarelas metálicas e uma peculiar escada com estrutura central em treliça também metálica e degraus em balanços, coberta por um jardim (este acessado somente no ultimo nível da edificação).

A ocupação em nível do subsolo, mereceu um esforço que contenção em resguardo às construções vizinhas. O comprometido revestimento externo de lajotas cerâmicas, foi coberto em sua maior parte com placas de argamassa armada enrijecidas com fibra de vidro; já os trechos deixados propositalmente aparentes foram pintados com epóxi branco e mantida assim, sua textura original. Novas aberturas externas foram criadas assim como uma grande marquise de vidro trapezoidal no convite à recepção. Vedações verticais ou trechos de lajes desnecessários foram eliminados. Aos recuos, pérgolas metálicas encerram a estética envoltória do conjunto.

A organização dos ambientes configurava-se ao subsolo, com garagem a oito veículos, lavanderia, depósito, além de (em torno do átrio descoberto ao fundo, junto à nova escada) sala de arquivo, área de lazer coberta, copa / refeitório, lavabo e cozinha gourmet (churrasqueira). No pavimento térreo (acessado a meio nível acima da cota da rua), encontrava-se a recepção, assessoria, homologação, espera, fraldário, secretaria, diretoria, auditório com cinquenta lugares, além de vestiários, sanitários e copa. No primeiro pavimento: o departamento jurídico, espera, sala de reunião, salas dos advogados, tesouraria, sala do tesoureiro, cobrança, diretora da cobrança, cpd, sala multiuso, sanitários, vestiários e copa. Ao segundo e último pavimento, e em respeito ao necessário recuo lateral e de fundo, concluíra-se com os ambientes próprios à presidência com recepção, salas de reuniões, sala do presidente, estares externos além também de sanitários e copa.

Esta estrutura correspondeu brevemente às necessidades da entidade que seis anos mais tarde viria a adquirir dois imóveis vizinhos e ampliar consideravelmente sua área útil.

 

Área Construída:                                                                            1.226,00m²

 

Arquitetura, Interiores, Iluminação, Compatibilização,

Acompanhamento Técnico e Coordenação:                            Arq. André Geraldi Nucci

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