Res Praia do Prumirim – Ubatuba SP

Projeto:                              Residências Contíguas – Praia de Prumirim

Clientes:                             Família: R. da Fonseca

.                                           Família: G. Nucci

 

O loteamento implantado numa região onde a mata Atlântica permanece, na sua maior parte, preservada ou em avançada regeneração; dispunha de dois lotes contíguos, em declive, configurados por um brusco desnível do limite do logradouro a jusante, de 7,5m.

Propunha-se aos lotes (sem que seus limites fossem obstruídos), um projeto para duas residências de veraneio independentes, com programas de necessidades pouco distintos, porém com a mesma linguagem formal.

O conceito da ocupação proposta, transcende as exigências impostas pela legislação local, as quais já eram bem restritivas ao desmatamento, com a autorização para intervir em apenas 40% do terreno. A abordagem, no entanto, considerou o levantamento preciso da flora local, principalmente quanto as espécimes protegidas ou de grande porte, e conservou-as utilizando somente cerca de 10% da área total.

O programa de necessidades previa a uma unidade contento uma ampla sala integrada à cozinha e dois dormitórios servidos de um banheiro comum em um pavimento; uma pequena lavanderia, uma suíte e um salão no nível abaixo. À outra unidade: uma sala menor também integrada à cozinha, três suítes avarandadas a meio patamar entre si e, lavabo, lavanderia e salão no nível inferior.

O alto e brusco desnível, induziu a organização dos ambientes na direção descendente. As generosas e altas copas das árvores, sobreiam as construções, tornando possível dispensar-se soluções complexas ao conforto térmico e, ademais, a preservação ambiental mantém o microclima local equilibrado.

Assentadas na porção plana e baixa do terreno, uma edificação desenvolve-se em dois pavimentos tendo como cobertura uma praça meio patamar abaixo do nível da rua; por uma ponte onde estacionam-se automóveis enfileirados se dá o acesso à residência. As duas possuem circulação vertical e externa sendo que na outra, os pavimentos são todos escalonados a meio patamar, configurados com uma suíte em cada um e findando na cobertura da sala que serve de terraço, estando a meio patamar acima do nível da rua (também acessada por outra ponte).

As salas, nos dois casos, são envidraçadas fundamentando a ideia de interação com a mata circundante. Assim, sem pretexto, as casas são abrigos que protegem e permitem com total liberdade esta integração. Contudo não sobressaem-se à paisagem, exceto por suas necessárias caixas d’água de concreto aparente, que erguem-se protagonizando-se como marcos referenciais.

 

Área construída res. 01: 172,00m²

Área construída res. 02: 181,00m²

 

Arquitetura:                                     Arq. André Geraldi Nucci

Colaboração:                                   Arq. Philipe Graton