Res. Alto da Lapa

Projeto:                              Residência Unifamiliar

Clientes:                             Carlos Eduardo Ribeiro da Fonseca e Fernanda Bredariol

 

O imóvel situado no bairro paulistano da Lapa (loteamento tombado pelos órgãos de conservação do patrimônio, projetado e implementado pela “companhia City”), continha uma residência antiga e sua edícula no amplo terreno. A edificação principal encontrava-se em estágio avançado de deterioração, com fundações e estruturas condenadas. Permanecia integra, somente a edificação independente no fundo do lote.

Os recém proprietários precisavam ocupar com urgência o imóvel ainda que provisoriamente. Optou-se portanto, pela imediata reforma da edícula e posterior construção de uma nova casa onde se demoliria a antiga.

Para a edícula, definiu-se uma pequena sala e cozinha sem divisões, uma suíte com closet e externamente: uma varanda, uma lavanderia com banheiro de serviço e um depósito. Devido a inerente condição de encontrar-se contida e limitada entre os muros de divisa, a construção desfavorecia uma boa ventilação dos seu ambientes. Com a criação de um pequeno jardim interno descoberto acessado tanto pela sala como pelo closet, possibilitou-se à circulação do ar, um percurso completo da varanda à sala através da cozinha, e outro do dormitório da suíte e seu banheiro cruzando o closet.

À futura construção principal previu-se: Estar, Jantar e Cozinha integrados e com acesso direto à Varanda Gourmet, Lavabo, dois Dormitórios servidos de um Banheiro externo e uma Suíte Principal com Closet.

Por se caracterizar como um lote de aterro e com lençol freático próximo à superfície, decidiu-se não apoiar a construção diretamente ao solo, suspendendo-a o suficiente para acessar o térreo por rampa com leve inclinação.

Cobertura “verde” sustentada por apenas quatro pilares, caixas d’água aparentes e o avanço do Estar e Lavabo soltos da laje superior, com brises verticais fixos externos à caixilharia, completam a volumetria do conjunto.

 

Área Construída:              248,00m²

 

Arquitetura:                      Arq. André Geraldi Nucci

Colaboração:                    Arq. Philipe Graton