Reforma Apartamento: R. Carvalho – V. Leopoldina – São Paulo SP

Projeto:                              Reforma Residencial: Apartamento

Cliente:                              R. Carvalho

 

Esta unidade residencial foi entregue pela construtora (sem revestimento), contendo: três suítes, uma grande sala com dois acessos à cozinha, lavabo, varanda gourmet, cozinha, lavanderia, dormitório de serviço, banheiro de serviço e um pequena varanda à suíte principal.

A intenção definida pelo programa de necessidades era de criar: uma suíte com dois closets e dois banheiros; dois dormitórios servidos de um banheiro externo; integrar a sala e varanda eliminando a churrasqueira, sua bancada de apoio, caixilhos e nivelando os pisos; considerava também, um home-office isolado; deveria anexar uma despensa à cozinha e por fim, melhorar a proporção interna do dormitório de serviço ainda que se necessitasse eliminar o segundo acesso à cozinha.

À suíte principal, foi incorporada uma suíte menor e contigua, formando o conjunto de closets, entretanto, aumentando a área do banheiro feminino e modificando forma e layout do banheiro masculino. Criou-se um dormitório tomando-se de parte da área da sala e subtraindo-se da terceira suíte abriu-se um acesso direto ao banheiro, esta nova disposição propiciou espaço à dois roupeiros junto a circulação íntima.

Havia um grande conflito à circulação, gerado pelo posicionamento da porta de entrada social do apartamento. Quando aberta impedia o acesso à cozinha e conduzia o transeunte direto à frente da porta do lavabo ou ao corredor da área íntima. Este embate foi solucionado com a abertura da porta diretamente à sala. Com isso, pode-se aumentar um pouco o lavabo melhorando o aceso à cozinha.

Com a interrupção de um dos acessos à cozinha, visando melhorar o espaço interno do dormitório de serviço, o layout da sala naturalmente configurou-se de modo que a mesa de jantar fica-se próxima da cozinha, consequentemente deslocando-se o estar – TV ao outro lado, onde criou-se também um canto de leitura.

À varanda coube três ambientes: o home-office isolado por um caixilho de vidro, um lounge e um estar despojado formado por uma espreguiçadeira e um conjunto de banco unido à uma jardineira com formato em “L”, o qual separa e qualifica os ambientes.

 

 

Área útil:                            209,00m²

 

Arquitetura:                      Arq. André Geraldi Nucci

Decoração:                       Luiza Helena Pipolo Gialluisi

.                                          Priscila Carvalho

Colaboração:                    Arq. Philipe Graton