Reforma Ap. Cobertura: L. Resende – São Paulo SP

Projeto:                              Reforma Residencial: Apartamento

Cliente:                              L. Resende

 

Apartamento de cobertura onde a construtora ocupou o que seria a área correspondente a duas unidades residenciais reproduzidas nos pavimentos-tipo subsequentes abaixo.

Ainda que atendendo bem as unidades abaixo, os elevadores sociais, quando à cobertura, possuem um posicionamento desfavorável, deslocando o fluxo de acesso social demasiadamente à área íntima.

O conjunto dispunha de: uma suíte, três dormitórios servidos de um banheiro, hall social privativo, lavabo, sala de estar-jantar, cozinha, lavanderia, dormitório e banheiro de serviço, uma enorme varanda gourmet com áreas cobertas e descobertas e uma área a meio patamar destinada à piscina.

O programa de necessidades solicitava: Uma suíte principal com closet e home-office, outra suíte de menor proporção, um dormitório podendo ser servido por banheiro externo, um home-office reversível à brinquedoteca, lavanderia, dormitório e banheiro de serviço, cozinha fechada, uma amplo espaço delimitado pelo fechamento de grande parte das varandas ocupando-o com a sala composta de home-theater, lounge e bar, lavabo e a cozinha gourmet (churrasqueira), com ambientes de apoio como balcão, e mesas para refeições; por fim, um banheiro de apoio à piscina.

A área íntima requeria uma área consideravelmente maior do que a oferecida, portanto necessariamente apropriou-se de parte da área social a qual mostrava-se exagerada mesmo ao complexo programa. Estes pressuposto dramatizou ainda mais o deslocamento desfavorável do hall social, a solução foi inverter o lavabo original com o banheiro de serviço, abrindo uma passagem maior e convidativa do hall à sala, e camuflando a porta do lavabo com um painel texturizado de madeira em toda a extensão da maior parede da sala.

A cozinha original possuía quatro passagens opostas e obliquas entre si, tomando uma grande espaço para a ocupação com os equipamentos desejados. O acesso à sala foi eliminado naturalmente em função do novo lay-out aferido.

Concluindo, o banheiro de apoio à piscina foi definido com um chuveirão e lavatório externos e um box à bacia, esta configuração só foi possível devido ao grande espaço entre lajes responsável pelo desnível a meio patamar da piscina.

 

 

Área útil:                            261,50m²

 

Arquitetura:                      Arq. André Geraldi Nucci

Decoração:                       Luiza Helena Pipolo Gialluisi

.                                          Priscila Carvalho

Colaboração:                    Arq. Philipe Graton